domingo, 4 de julho de 2010

USINA PAULISTANA DE ARTES










A Usina Paulistana de Artes foi criada em novembro de 2004, por Régis Santos, ator, produtor cultural, diretor teatral e professor de interpretação.

Um lugar plural no ambito artístico, onde formadores de opinião, artístas, curiosos, consumidores de artes em geral e pessoas questionadoras, podem se encontrar para trocar, discutir, relfetir, se divertir sempre lincadas a questão artística.

Com o intuito de contribuir com a cidade de São Paulo, na geração de energia criativa, construtiva e reflexiva no contexto artístico em geral, já proporcionou a seus frequentadores muitas coisas importantes para o circuito cultural da cidade tais como:

03/11/2004 - A inauguração foi
marcada por exposições da Revista Dr. Chico, poesia de Arrigo Barnabé, gravura de Ivald Granato, ilustrações do cartunista Angeli e do cineasta Julio Bressane, além de intervenções musicais de Carlos Marinho, Alessandra Grani, teatrais, entre outros.
04/11/2004 - A Usina foi palco do encontro "O Cinema na São Paulo do Século 21", com Carlos Reichenbach, Rubens Rewald, Alexandre Stocker e Marina Person.
05/11/2004 - Na sexta foi a vez da Trupe Teatral discutir sobre teatro - Resistência e Realizações, com Mário Bortolotto, Fernando Bonassi, , Chiquinho Medeiros, Paulo Fabiano e Gerson Steves.
E uma vasta e constante programação de cursos e oficinas.















Março de 2005, a Usina realizou o evento LUGAR DE MULHER É NA USINA!, com uma programação semanal totalmente gratuita em homenagem ao mês da Mulher:
08/03 - 3ª feira. No dia Internacional da Mulher, coquetel de abertura do evento com vernissage de 05 artístas plásticas - Vera Martins (Por um Fio), Celletine (São Relicários Sentimentos em Caixinhas) e coletiva de Setsuko katayama, Lídice Salgot e Suely Castro Mello, (Memórias d´Água) e da fotografa Patrícia Zucas (Retratos de Mulher), Dança do Ventre com Cintia Silvia Sanz; e duos musicais de Cândya e Sergio Serra; e de Alessandra Grani e Fernando Alge; (Ladies First-Jazz e Bossa).
10/03 - 5ª feira. "Voz de Mulher" bate papo em que o foco será a música, com Laura Finochiaro, Ceumar, Fabiana Cozza, Maria Alcina, Suzana Salles, Alzira Espindola e Wanderlea. Na mediação Patrícia Palumbo (Rádio Eldorado).
17/03 - 5ª feira. "Mulher no Set" o tema desse encontro é o cinema; com as presenças de Fátima Toledo, Eliana Fonseca, Laiz Bodansky e Marina Person.
23/03 - 4ª feira. "Mulher em Cena" mulheres envolvidas com teatro: Esther Góes, Renata Zhaneta, Georgete Fadel, Claudia Schapira e Bete Dorgam.
24/03 - 5ª feira. "Mulher Elis" em parceria com o projeto "O Autor na Praça",
homenagem aos 60 anos que Elis Regina completaria em 17/03: Encontro com a Jornalista e escritora Regina Echeverria ("Furacaão Elis" A Biografia), leitura de trechos e autógrafos do livro. Participações musicais de Téo Azevedo, Quarteto Moderato, Renata Iacovino e Trio Rubato In Gruvi interpretando repertórios de Elis.
27/03 - Domingo. "Dia Internacional da Luta contra a Descriminação Racial" abertura com a banda percurssiva feminina Ilú Obá De Min (formado por 60 ritmistas),
performances com as atrizes negras; Teca Pereira (Pedaços de Mulher), Lizette
Negreiros (Retrato de Mulher); Maria Gal, (Pratucantá, com participação de Majó Sesan); mais pockets shows com Adyel Silva, Misty (Intimisty) e Paixão de Jesus (A voz e a Mulher).
31/03 -5ª feira. Encerrando esta programação especial, um sarau com performances de atrizes e pocket shows de Paula Preta, Laura Finochiaro, Édria Barbiéri, (Um Violão, a mulher e o pandeiro), com participação do músico Genivan de Castro Alves e o espetáculo (Entrevista com Stella do Patrocínio) com e Lincon Antonio, Juliana Amaral e Georgette Faddel.
Exposições/Instalações - 2006 –
Exposição Coletiva - Traço Feminino”, das artistas plásticas: Ilza Jacob, Conceição Silva, Rosária Silva, Elcinski e Raquel Trindade /Abolição pra Quem? Obras de Daniel Back com olhar em torno da escravatura./Expo Art Urbana – Exposição coletiva de Grafite dos Artistas Past, graphis, Nards, Shock entre outros..

Debates - 2006 – Abolição Mostra tua Cara! com Raquel Trindade, Jeferson De, Rosane da Silva Borges, Marcio Macedo, Liliane Santos e mediação de Claudia Alexandre (TV da Gente)
Mostra de Curta Metragens com Palestra - 2006 – Mostra Curta o Negro II 1/ Narciso Rap com Jeferson De – 2/ Ballet
de Pé no Chão com Liliam Solá Santiago e Mariana Monteiro 3/ Novos Quilombos d Zumbi com Noel Carvalho 4/ O Rito de Ismael Ivo e o Moleque com Ari Cândido.

Feiras Culturais (Usina) - 2006 – Mixtura de ArtesUm novo conceito em feira, Mix, onde artistas-expositores apresentam suas criações e performances.





Semana da Consciência Negra na Usina. Filmes, debates, shows, palestras, debates, performances e encontros !








Leituras Dramáticas (Usina) - 2005 – Ciclo de Leituras Dramáticas Caos e Casos Urbanos - segundas-feiras, 20h – Enfoque na dramaturgia contemporânea surgida a partir dos anos 90. Com Marici Salomão, Juca Rodrigues, Rubens Rewald , Mário Bortolotto, Wolney de Assis, Izaías Almada. Reinaldo Maia, Celso Cruz, Claudia Vasconcellos, Márcio Araújo, Mário Viana, Sérgio Roveri, entre outros
Produção de Cursos - Workshops e Oficinas (Usina)
Interpretação de textos–Jobi espasiani / Canto Andrezza Massei/ Improvisação –Mariana Lima/Criação Literária-Poesia e Mitologia Africana-Eliseu Marino/Atuação p/cinema e Vídeo-Nora Prado/ Música Orgânica Improvisação-Édria Barbieri/ Interpretação teatral p/Iniciantes-Régis Santos/ A Voz do Ator em Movimento – André Dias/ Introdução à Mascara do Palhaço-Raul figueredo/ Direção Teatral no Universo do Ator-Francisco Medeiros/ Expressão Cênica-Fabiana Prado/ Comedia Dell’Arte-Eduardo Chagas/ Iluminação Cênica-Núcleo de formação Técnica / Introdução à linguagem Clownesca-Bete Dorgan/ Leitura Dramática- Aidê do Amaral/ Criação Literária-Carlos- Alberto da Conceição Teixeira/ Interpretação para Cinema & Vídeo- Régis Santos/ Dramaturgia - Marici Salomão - O Corpo como Espaço da Ficção- Denise Curtouk
Espetáculo teatral infanto-juvenil "Cidadão de Papel", é a produção atual da Usina, com a Cia. Usina de Teatro, dirigida por Régis Santos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário